Also in this section
Donate
You can make a donation to WAVES securely via PayPal or credit card:
Volunteer downloads
Start your volunteer experience today by downloading the WAVES Info Pack.
If you are ready to submit your application then get started with our online application form.
Quem somos
A ONG WAVES for Development acredita que surf-trips devem beneficiar as pessoas e a comunidade do local onde a viagem acontece.
[vimeo video_id=”10968171″ width=”600″ height=”400″ title=”Yes” byline=”Yes” portrait=”Yes” autoplay=”No” loop=”No” color=”00adef”]
A WAVES proporciona experiências enriquecedoras nas comunidades litorâneas, através de programas educativos focados nos jovens e crianças e programas de voluntariado voltados para surfistas e viajantes, transformando suas visões de mundo e conhecimento.
A ideia de criar a ONG surgiu em 2004 nas praias de região norte do Perú, quando um grupo de moradores locais e surfistas estrangeiros demonstraram o interesse de ajudar os jovens e crianças da região a aprenderem a surfar. Nos 3 anos seguintes, WAVES formou uma rede de mais de 30 voluntários, organizações e instituições de 10 países diferentes. Em 2007 após uma doação de um container lotado de pranchas da Global Surf Industries o trabalho da ONG no Peru foi iniciado.
Depois de 2 semanas de experiências em Fevereiro de 2008, a WAVES lançou os programas de educação e voluntariado na comunidade de Lobitos, sempre com o foco no surf e seus praticantes. A WAVES for Development International é uma organização sem fins lucrativos registrada no estado de Nova York. Ela também possui registro formal como ONG no Perú e na Suíça. A WAVES for Development Perú possui um acordo com o Instituto peruano de esportes e a Federação Peruana de Surf para juntos promoverem programas de educação e voluntariado nas comunidades espalhadas pela costa peruana.
Os pilares de atuação da WAVES:
Água (Water) – A WAVES acredita que o acesso e a conservação da água é uma necessidade para o futuro da humanidade. 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de acesso inadequado à água potável. Através do surf, os voluntáros da ONG aprendem a “desenvolver uma relação especial com este recurso. Esse aprendizado é facilmente incorporado as atividades normais das pessoas que passam a ter mais consciência da importância da água.
Aventura (Adventure) – A WAVES acredita que a aventura é muito mais do que adrenalina. Graças a prática do surf, os voluntários e crianças melhoram a confiança e auto-estima, se tornam mais saudáveis e promovem relacionamentos significativos, enquanto desfrutam do ambiente natural. Esportes radicais geralmente têm elevado custo para praticá-los. A WAVES oferece o acesso aos jovens desfavorecidos a esses esportes, inserindo a aventura dentro do contexto de desenvolvimento pessoal e social.
Voluntariado (Voluntourism) – Combinar viajantes apaixonados pelo surf, com o desejo de ajudar o próximo é possível com o programa de voluntariado da WAVES. Os voluntários contribuem para atividades de serviço comunitário, enquanto podem praticar os esportes de aventura que eles tanto amam. Além disso, esses voluntários/turistas proporcionam às comunidades de surf e os jovens que moram nelas, uma fonte de intercâmbio cultural e camaradagem, através do envolvimento nos programas educacionais e aulas de surf.
Educação (Education) – A WAVES acredita que o conhecimento é poderoso. O sucesso futuro das comunidades depende da juventude de hoje e a educação a que elas têm acesso. Em nenhum lugar a educação é tão importante quanto nas comunidades mais pobres do mundo. A WAVES ajuda as comunidades costeiras a usar o ambiente natural para criar oportunidades educacionais para os jovens, incentivando-os a se tornarem confiantes, e preparados para serem os líderes de amanhã.
Sustentabilidade (Sustainability) – A WAVES acredita que a sustentabilidade contém quatro aspectos: ecológico, social, político e econômico. A sustentabilidade ecológica é a utilização, os impactos e implicações relacionadas ao ambiente natural. A sustentabilidade social é a participação da comunidade inicial do projeto, o impacto sobre sua cultura e sua vontade de levá-lo para o futuro. A sustentabilidade política explora a política do destino e outras questões de responsabilidade relacionadas ao projeto. A sustentabilidade econômica explora o impacto do dinheiro e das transações monetárias.